Como organizar uma festa infantil - Passo a Passo

Está a organizar uma festa de aniversário infantil e não sabe por onde começar? Consulte o nosso passo a passo, pensado para lhe facilitar o trabalho!

A organização de uma festa de aniversário infantil nem sempre é um processo simples e fácil. Principalmente quando é a primeira vez que se organiza!

Preparámos um Passo a Passo para que a organização da sua festa não se transforme numa autêntica dor de cabeça.

Vamos então ao Passo a Passo!

1. ORÇAMENTO
Poder desfrutar de um dia repleto de diversão é a prioridade; portanto, planeie exatamente quanto deseja gastar e saiba quanto custará todos os extras. Manter um controle firme sobre o orçamento, de forma a evitar os custos fora de controle que arruinam o grande evento.
Avalie o custo de todos os detalhes do local, de decoração, da comida, do bolo de aniversário, do entretenimento entret outros, para que não tenha surpresas desagradáveis ​​na hora de pagar a conta.

2. LISTA DE CONVIDADOS

Ao fazer a lista de convidados precisa  decidir se convida todos os colegas de turma do seu filho ou se fará mais sentido convidar apenas os amigos mais próximos? Para criar uma lista de convidados deverá definir desde o início o local de realização da festa de forma a saber quantos convidados poderá comportar. Ao fazer a lista precisa definir também se irá convidar os adultos também ou se apenas as crianças. Atenção que por vezes aparecem convidados surpresa (entre eles irmãos dos convidados). 
Como vivemos na era digital, economize alguns euros criando um convite bonito digital.Tem aqui no site Festa Infantil vários convites que pode fazer o download, configurar com os dados da sua festa e enviar diretamente para os seus convidados. Veja onde pode fazer o download dos convites!

Lembre-se de acompanhar e registar as respostas e quaisquer pedidos especiais, como necessidades alimentares dos convidados!

3. ESCOLHA DO LOCAL
Organizar a festa em casa pode ser mais barato e alegre, mas o trabalho também será muito mais. Desde antes, durante e após a festa. Se você tem um grupo de ajudantes (irmãos mais novos, avós ... qualquer um!) Faça com que eles se envolvam e mantenham os dedos cruzados por um dia banhado pelo sol, para que os convidados possam passar parte do tempo no jardim em vez da sala da frente.

Se decidir contratar um local como um espaço especializado na realização de eventos infantis isso definitivamente facilitará o seu trabalho e reduzirá o stress de atender a crianças famintas. No entanto, lembre-se de que contratar um espaço desses poderá também aumentar o custo da sua festa. Mas dependendo do seu orçamento e objetivos pode ser uma opção excelente! Veja Espaços para Festa Infantil (aniversários)

Se a sua festa for de verão será muito mais fácil de planear, pois pode organizar um piquenique de aniversário num parque local.

4. ESCOLHA DO TEMA

Ao escolher o tema lembre-se que a festa é da criança e de forma a tornar o momento ainda mais especial envolva o seu filho na escolha do tema, escolhendo algo que ele realmente adore. Se quiser ser você a escolher o tema aproveite os dois primeiros aniversários, porque a partir daí não vai ser fácil!
Da escolha do tema dependerá a decoração, os tons da decoração, o bolo (que é o passo já a seguir!), as lembrancinhas e por isso o quanto antes escolher mais facilitada irá ficar a sua vida. Pode ver aqui algumas dicas e ideias de temas para a sua festa

5. BOLO, BOLO, BOLO

Agora que já escolheu o tema, as decorações e as cores, é hora da decisão final ... é a hora do bolo, bolo, bolo! Pode optar por você mesma fazer o seu próprio bolo! Mas se não quiser o stress adicional recomendamos realmente a contratação de um profissional! Veja aqui no site uma lista com alguns dos melhores profissionais na área do Cake Design em Portugal.

Escolha um bolo de aniversário infantil que deixe os seus convidados de queixo caído. E torne o momento ainda mais fantástico e memorável.

6. ATIVIDADES

Palhaços, mágicos, DJs, princesas ou outra personagem, um castelo insuflável ...  são infinitas as opções. Os custos  mas manter os convidados da festa entretidos pode ser elevado. Se está a pensar contratar uma animação profissional, reserve com antecedência. Veja lista de profissionais de animação para festas infantis.

Ou, se você quiser manter as coisas um pouco mais low cost, mas igualmente divertidas, prepare alguns jogos de festa e isso irá manter as coisas a funcionar muito bem. Não se esqueça de comprar prémios!

7. CATERING

Se você estiver realizando a festa em casa, simplifique-a com uma seleção de sanduíches.  Use cortadores de biscoito para fazer formas divertidas ou crie um buffet de sanduíche DIY, colocando pãezinhos com manteiga, queijo, presunto e outros acompanhamentos. Dessa forma, seus pequenos convidados podem escolher o que gostam.

Os alimentos tradicionais para festas, como mini salsichas, pães e molhos, mini pizzas, batatas fritas em uma tigela, cubos de queijo e frutas pré-cortadas, sempre ficam bem  Em relação aos doces opte por mini bolos, biscoitos, tudo em tamanho mini. Simplicidade é a chave!

8. LEMBRANCINHAS

Um presente para os convidados levarem para casa faz parte da magia da festa e é bastante simples de fazer. Sim, você pode comprar saquinhos de plástico e enchê-los de doces e brinquedos de plástico, mas se tiver tempo (e paciência), também poderá fazer as suas próprias lembrancinhas e tornar o momento ainda mais emocionante.

* As imagens aqui apresentadas NÃO pertencem ao Festa Infantil. Foram retiradas da web e pertencem aos seus autores.